Face aos desafios que surgem no âmbito da digitalização da construção e aos avanços que se têm feito sentir a nível internacional, é incontornável encarar a necessidade de desenvolver um corpo de conhecimento nacional que apoie a digitalização e suas repercussões na indústria.
Assim sendo, e no sentido de acelerar o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito dos sistemas de classificação, modelação da informação e processos ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos de construção, a CT 197 – BIM irá propor o desenvolvimento de Task Forces, com responsabilidade muito específica e duração limitada no tempo.
As CALLs a lançar numa primeira fase são as seguintes:
- TASK FORCE “BEP”
Esta TF será responsável pelo desenvolvimento de uma versão final do Plano de Execução BIM, com base no draft já proposto pela Subcomissão 3, e pela preparação de uma Especificação Técnica IPQ. Esta especificação deve respeitar as Regras para a Normalização Portuguesa, disponibilizadas pelo IPQ.
- TASK FORCE “Contratação”
Esta TF será responsável pelo desenvolvimento de uma Adenda para apoio à contratação BIM. Esta Adenda terá como principal objetivo apoiar as entidades contratantes a contratar BIM, dando especial atenção à contratação pública. Esta TF deverá ainda avaliar a possibilidade de propor a publicação de uma Especificação Técnica IPQ com base na Adenda desenvolvida.
- TASK FORCE “Terminologia”
Esta TF irá estruturar e organizar a Lista de Usos BIM e Glossário, com base no draft já preparado pela SC3. Será sua responsabilidade a preparação de uma versão final dos documentos e avaliação de potencial publicação no âmbito da Normalização Nacional.
- TASK FORCE “Metodologia de Classificação”
Esta TF irá analisar a ISO12006 e com base nesta norma irá propor a definição metodológica para o sistema de classificação de informação nacional (adaptação da ISO 12006). Está em causa a definição dos tipos de informação a considerar, tabelas a considerar e respetivas codificações, etc. Na prática pretende-se definir as tabelas taxonómicas a desenvolver para o sistema de classificação de informação nacional e respetiva codificação. Esta TF deverá ainda preparar o documento que irá apoiar a publicação desta norma. Esta TF deverá trabalhar em colaboração com a SC2.
- TASK FORCE “Metodologia Objetos”
Esta TF irá propor a definição da metodologia para definição de estruturas de dados de objetos (Usos/Propriedades/LODs). Esta metodologia deverá apoiar a criação de bibliotecas e objetos, orientando a forma como a respetiva informação deve ser organizada. Esta TF deverá trabalhar em colaboração com a SC4.
Regulamento das CALLS
- As Calls terão a duração de 5 dias úteis, a contar da data de publicação do anúncio da Call;
- Cada Task Force terá constituição limitada a 5 entidades, que demonstrem interesse e disponibilidade para desenvolver as atividades em causa, e será coordenada por uma dessas entidades, a eleger entre elas, e em colaboração com as Subcomissões envolvidas no processo;
- O número mínimo de entidades a considerar para que as Task Force fiquem ativas é 1;
- As Task Force têm a duração limitada a 2 meses, com possibilidade de extensão por mais dois meses por aprovação das entidades participantes;
- Os outputs de cada uma das Task Force serão posteriormente analisados e sujeitos a aprovação pela CT 197.
A demonstração de interesse em participar em alguma(s) das TFs deverá ser feita para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , devendo fornecer-se a seguinte informação:
- Identificação da Entidade;
- Identificação do(s) recurso(s) a disponibilizar;
- Proposta de plano de trabalho, de acordo com os objetivos a definir.