No passado dia 22 de março, decorreu na Ordem dos Engenheiros a Conferência “Construção 4.0”, que debateu o desafio da digitalização da Construção e a Engenharia no contexto da Indústria 4.0. Esta conferência teve como referência a 4ª revolução industrial, designada por “Indústria 4.0”. Na indústria da construção, esta revolução é especialmente comprovada pelo avanço da digitalização na construção, que tem como principal protagonista a metodologia Building Information Modelling (BIM). Contudo, muitas outras mudanças consubstanciam esta revolução, como o surgimento e afirmação do Big Data, Internet of Things, realidade virtual e realidade aumentada, impressão 3D, simulação e automação avançada, ou robótica.

A CT 197-BIM participou nesta conferência através do Prof. António Aguiar Costa, que dinamizou a discussão em torno dos desafios futuros e o papel incontornável da normalização.

A Conferência “Construção 4.0” contou com a participação de diversos oradores nacionais e internacionais, entre os quais se realçam os convidados internacionais Michael Buehler, responsável pelo Departamento das Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano do World Economic Forum, e Mark Bew, que entre outras responsabilidades é Chairman do UK BIM Task Group e principal responsável pela digitalização da construção promovida pelo Governo Inglês. 

A conferência foi organizada pelo Colégio de Engenharia Civil da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e teve coordenação científica do Prof. António Aguiar Costa, sendo a iniciativa apoiada de forma inequívoca pelo Conselho Diretivo da Região Sul. O evento teve ainda o patrocínio de diversas entidades, o qual desde já agradecemos: Construsoft, Leica, Top Informática e Vortal.