Subcomissão 2 - “Trocas e Requisitos de Informação”

 

Presidente: Inv.ª Paula Couto

  

Objetivos

Esta subcomissão focará a estruturação da informação e troca de dados, em especial com base no formato IFC. Atuará em forte colaboração com a SC3 e SC4: por um lado, tentando adequar os sistemas de classificação e os modelos de dados existentes aos processos definidos e respetivas necessidades de informação e, por outro, garantido que os objetos e suas propriedades são devidamente suportados pelos modelos de dados. 

São objetivos desta Subcomissão:

- Estruturação de sistemas de classificação de Informação para a construção tendo em vista a sua máxima interoperabilidade com os processos e objetos do BIM;

- Estruturação das IFC tendo em vista o suporte dos diversos objetos e suas propriedades;

- Desenvolvimento e extensão do formato IFC para facilitar trocas de informação;

- Definição de templates de dados em IFC, adequados a diferentes tipos de usos BIM.

 

A par destes desenvolvimentos, a SC2 acompanhará o Working Group 2 do CEN/TC442, designado “Information Exchanges”.

 

 

Plano de trabalhos

Para 2016 prevê-se o desenvolvimento de uma taxonomia de informação com base no sistema de informação Pronic (Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção). Esta taxonomia será orientada para trabalhos mas deverá também incluir uma primeira abordagem ao sistema de classificação de objetos do BIM, tendo em especial atenção os desenvolvimentos promovidos pela SC4.

Em paralelo, a estrutura das IFC começará a ser analisada, com o intuito de verificar se dá resposta às necessidades de informação identificadas nas SC3 e SC4. Durante 2016, prevê‑se a elaboração de um mapeamento macro, que poderá ser mais detalhado no caso de alguns objetos definidos como prioritários.