Subcomissão 3 - “Metodologias BIM”

Presidente: Prof. António Aguiar Costa

 

 Objetivos

 

Esta subcomissão focará os processos e as metodologias BIM. Será particularmente importante a identificação dos diversos atores, usos BIM e instrumentos disponíveis, o mapeamento de processos e trocas de informação, o desenvolvimento de guias metodológicos e o apoio à implementação do BIM na indústria.

 

O desenvolvimento de guias metodológicos será orientado para aqueles usos BIM que a Subcomissão considerar como usos prioritários. Para estes serão definidos alguns requisitos procedimentais importantes e mapeados de forma simples os processos que os caracterizam.

 A par destes desenvolvimentos, a SC3 acompanhará o Working Group 3 do CEN/TC442, que focará em especial os Information Delivery Manuals (IDM).

 

Plano de Trabalhos

 

Assim, com base nestes objetivos, esta Subcomissão prevê para 2016 a elaboração de uma análise dos guias e metodologias internacionais, a par de um levantamento de usos BIM considerados prioritários para Portugal. Será com base neste trabalho que se desenvolveram os guias metodológicos considerados prioritários.

 

Seguidamente serão produzidos outros documentos de caráter mais transversal, tendo em vista o apoio à implementação generalizada do BIM no setor público. Neste sentido, será importante o desenvolvimento de um “Plano de Execução BIM” e de um guia de apoio à contratação BIM.

 

A par dos desenvolvimentos mais descritivos, será ainda elaborado um mapeamento macro dos processos ao longo do ciclo de vida de um empreendimento, que ajudarão a integrar os diversos desenvolvimentos e trocas de informação.